Extensão

A Extensão é uma atividade acadêmica de produção e socialização do conhecimento, que procura transformar conhecimento em sabedoria, e que dá sabor e vida ao ensino e à pesquisa.

(Jorge Hamilton)

 

A Faculdade Santa Marcelina Muriaé, no seus mais de 50 anos de existência, sempre procurou ir ao encontro das necessidades e anseios da comunidade em que se insere e a que serve, não só no esforço permanente de oferecer um ensino sério e de boa qualidade nos seus Cursos de Graduação e Pós-Graduação, mas oferecendo também outras promoções de ordem educacional, cultural, esportiva e científica, como atividades de Extensão Universitária

A FASM oferece tais atividades, especialmente através de :

 

CURSOS DE EXTENSÃO

Os cursos de extensão universitária têm curta duração, programação diversificada e oferecem uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento em diversas áreas de formação. Estão abertos a acadêmicos, egressos, profissionais atuantes e para comunidade de uma maneira geral.

Os cursos de extensão são complementares à graduação, enriquecem o currículo e ampliam os horizontes dentro do foco de atuação profissional.

 

 

SEMANAS ACADÊMICAS

As semanas acadêmicas são realizadas com o objetivo de promover a interação entre alunos, pesquisadores e profissionais da FASM e de outras Instituições, proporcionando uma troca de conhecimentos e experiências entre os meios acadêmico, científico, mercadológico e educacional.

 

 

VIAGENS DE ESTUDO E PESQUISA

São organizadas viagens a lugares históricos, culturais e estações de pesquisa, de forma a proporcionar ao aluno uma vivência e um contato in loco com o conteúdo estudado em sala de aula, ou desenvolvido na Iniciação Científica. Assim temos excursões ao Rio de Janeiro, Petrópolis; Ouro Preto, Tiradentes, São João del Rei, Belo Horizonte; Piúma, Anchieta, Marataízes; Juiz de Fora, São Paulo, Pico do Itajuru, Pico da Bandeira, Caparaó, Caratinga, Viçosa, etc. Sempre numa verdadeira “aula-passeio” de História, Ciências e Cultura Geral.

 

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Com treze anos de existência, o projeto conta, anualmente, com acadêmicos-alfabetizadores, voluntários, dos curso de graduação, sob orientação de professores do curso de Pedagogia da Faculdade, tendo alfabetizado grande número de cidadãos muriaeenses.

 

APOIO PEDAGÓGICO

A FASM promove o apoio pedagógico, sob forma de cursos de extensão, oficinas, minicursos, palestras, recuperação da aprendizagem, monitoria, etc. , proporcionando, assim, aos licenciandos oportunidade de conhecer e intervir na realidade educacional e mesmo de converter em prática os conteúdos estudados em sala de aula.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é desenvolvida com os acadêmicos, através da promoção e/ou participação em movimentos e atividades, tais como oficinas, minicursos, palestras nas escolas da comunidade e especialmente com as atividades no Borboletário Santa Marcelina, localizado nas imediações do prédio central, o qual continua com sua ação educativa, aberto à visitação pública, com aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. A palestra e o enfoque durante a visita baseiam-se nos seguintes princípios: sensibilizar para despertar, conscientizar para refletir e mobilizar para agir. As cores e a delicadeza das borboletas e a beleza das plantas do local tocam a sensibilidade dos visitantes que reavaliam suas atitudes perante a natureza.













Logo Principal
Redes Sociais
Facebook

desenvolvido por