PROUNI

O que é o Prouni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quais os tipos de bolsas oferecidos pelo Prouni?

Bolsa integral para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. 

Bolsa parcial de 50% - para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do Prouni?

Sim, a nota mínima obtida no ENEM e estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo do Prouni é de 400 (quatrocentos) pontos na média. 

Essa nota é calculada pela soma de todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Naturais e suas Tecnologias) divididas por cinco. 

Para participar do processo seletivo do Prouni a nota da redação do Enem tem que ser maior que zero.

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a instituição seja participante do Prouni. Ao fazer a inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. 

O Prouni reserva cotas para afrodescendentes, indigenas e para as pessoas com deficiência?

Sim, o Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indigenas, pardos e pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indigenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.. 

Como calcular a renda familiar por pessoa?

A renda familiar por pessoa é calculada pela soma da renda familiar dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas que formam esse grupo. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, oestudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. 

Como saber os resultados da pré-seleção?

Os resultados do processo seletivo do Prouni são disponibilizados na Internet, por meio do Portal do MEC, pelo telefone 0800 616161 e tembém pelas intituições participantes do Programa. 

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados a observação do cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações. 

E se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade?

O bolsista parcial 50% poderá utilizar o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil para custear os outros 50% da mensalidade. 

 
Acesse o site oficial













Logo Principal
Redes Sociais
Facebook

desenvolvido por