História


Apresentação

O curso de História, licenciatura plena, reconhecido pelo MEC – Portaria Ministerial nº 115/2009 e com renovação de reconhecimento pela Portaria nº 286/2012, está organizado no sistema seriado anual, com 85 vagas iniciais, nos turnos matutino e noturno.
O curso fundamenta-se na busca por ferramentas capazes de permitir o contato direto com as diversas temporalidades que permeiam as diferentes formas de organização social, econômica, política e cultural e visa, ao mesmo tempo, instrumentalizar o profissional para trabalhar com as mais variadas fontes documentais. O curso capacita o acadêmico para o Ensino Fundamental e Médio e, mesmo para outras atividades não propriamente ligadas à educação formal.

Perfil do Egresso

O graduado em História terá condições de desenvolver, de forma integrada e interdisciplinar, as demandas decorrentes do que é fundamental à reestruturação permanente da atividade pedagógica, por meio da investigação da ação docente em todos os níveis e modalidades de educação. Será um agente em condições de dominar determinado conteúdo técnico-científico, político e pedagógico, capaz de perceber as relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre e atuar na transformação da realidade em que se insere, assumindo seu compromisso histórico, enquanto educador. Será, também, capaz de exercer o trabalho de historiador em suas múltiplas dimensões, possuindo pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais a sua produção e difusão. E deverá estar capacitado para suprir as necessidades profissionais que atendam as demandas de preservação de patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.

Matriz Curricular

Visualizar 

Corpo Docente


Coordenadora: Profª Mestre Maria de Lourdes Lima Malafaia













Logo Principal
Redes Sociais
Facebook

desenvolvido por